LICENÇA SOCIAL
Licença Social ou Licença Social para Operar (LSO), é um consenso abstrato, não formalizado em um documento, mas que é concedido por um acordo tácito com a sociedade estabelecida na região em que um empreendimento será instalado, principalmente pelas comunidades que estão localizadas próximas às operações da empresa.
Ao implantar uma operação em determinado local, as empresas iniciam um relacionamento de longo prazo com seu entorno e deve estabelecer uma relação estável e contínua com esta comunidade, de modo que ela seja benéfica e duradoura.
E isto não significa fechar os olhos para os impactos negativos que esta operação pode vir a causar ou se utilizar dos "benefícios sociais" propostos à comunidade como uma moeda de troca, mas sim estabelecer um diálogo saudável e de confiança com ela, nutrindo-a constantemente com muita informação e troca de conhecimentos mútuos acerca da empresa, os aspectos de suas atividades e as necessidades locais, onde todos estejam cientes dos benefícios e dos possíveis momentos de crise que poderão passar juntos.
E é por esta razão que será preciso desenvolver ações que gerem um impacto social positivo e realmente agregador, fortalecendo este diálogo e equilibrando este convívio de forma harmoniosa, onde o risco se transforme em valor.
Obter da sociedade esta confiança em sua marca, valorizando a forma de se relacionar e de se encaixar dentro dela, é um grande desafio a ser enfrentado pelo mundo corporativo.
Dentre as ações previstas para criar este vínculo saudável com a comunidade local ou próxima ao empreendimento, surgem os projetos sociais e seus múltiplos benefícios à sociedade e que acabam por resultar em um elo importante e assertivo entre as partes.
A A.I.A. Déias do Brasil pode contribuir com os projetos sociais que já possui ou desenvolver novos, à quatro mãos, de acordo com a necessidade da empresa e do perfil do grupo social que se pretende assistir, impactando positivamente esta nova relação.